Em alusão ao 103º aniversário natalício de Simão Gonçalves Toco, assinalado no pretérito dia 24 de Fevereiro, o Instituto Teológico Simão Gonçalves Toco ( ITSGT) na Huíla, realizou no dia 28 do mesmo mês, na Mediateca do Lubango, uma conferência Académico-teológica, sobre a vida e obra de Simão Toco.
Foram inicialmente convidados ao certame, os seguintes preletores:
- Reverendo Simão Boaventura Kupequeta, teólogo e académico;
- Dr. Rafael Mandongo Domingos, historiador;
- Reverendo Geraldo Sebastião Manuel, teólogo e escritor.
O evento contou com a presença especial da Direcção Provincial da Igreja na Huíla, na pessoa do Reverendo Daniel Chiloia, Representante Provincial da INSJCM na Huíla, cabendo o discurso de abertura e encerramento ao Reverendo Gabriel Mateus dos Santos, o qual enalteceu a iniciativa e falou da importância da divulgação dos feitos de Toco para às novas gerações.
Fez-se, no essencial uma resenha histórico-social do percurso biográfico de Simão Toco, seu contributo cívico e político no panorama social e político de Angola, antes, durante e depois do processo de independência, bem como a imperiosa reflexão sobre o seu legado cristão para a África e o mundo.
O evento contou com a presença de cerca de uma centena de conferencistas, dentre eles, académicos, teólogos e diversas sensibilidades eclesiásticas e da sociedade.