Um novo coração

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei. Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis. Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações.”

Ezequiel 36:25-26;31

Amadas irmãs e amados irmãos,

Estamos a viver o tempo da Quaresma, onde somos convidados a nos aproximarmos mais de Deus e a endireitarmos as nossa vida espiritual. É um tempo de arrependimento e disciplina, que prepara o nosso coração não só para viver plenamente a alegria da Páscoa, quando se celebraremos a ressurreição de Jesus, mas também nos habilita a vivermos uma jornada de crescimento e bênção na presença de Deus.

A palavra do Senhor no livro de Ezequiel nos lembra mais uma vez que a verdadeira conversão é uma obra operada pelo Espírito Santo, na qual, ao nos arrependermos, Deus muda a nossa natureza de desobedientes para filhos amados, de rebeldes para justos. É maravilhoso! E bem-aventurados são os que passam por essa experiência espiritual. A mensagem de Ezequiel é muito poderosa e nos convida a uma nova jornada com Deus, tendo um novo coração.

“Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados”

Uma das grandes bênçãos da cruz de Cristo é a justificação. Ele morreu pelo nossos pecados, para que fôssemos considerados justos diante de Deus, ele se fez pecado, para sermos feitos justos ao recebê-lo. Você ao crer de todo o coração em Jesus e na sua obra realizada na cruz, ao se arrepender dos seus pecados, Deus te considera justo e herdeiro do Reino vindouro. Já recebeu, verdadeiramente, Jesus como teu Senhor e Salvador?

Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo

O ser humano é pecador por natureza e sua tendência normal é pecar. Só é possível mudar isso mediante a conversão. A verdadeira conversão consiste na mudança de natureza, numa total reviravolta do nosso ser. E quando Deus opera a transformação do nosso interior, inicia em nós uma nova vida, uma nova forma de pensar e nova maneira de agir e reagir. Deus quer e pode dar a ti um novo coração e pôr no seu interior um novo espírito. Hoje mesmo, se buscares a Deus, confessar os teus pecados, o Senhor operará uma eficaz transformação da tua natureza, um novo coração.

e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações.

Essa é a característica principal de uma verdadeira conversão. Quando nos unimos a Cristo ele muda totalmente nossa atitude em relação ao pecado. Invade em nossa mente uma total repulsa contra o pecado e uma vergonha em relação ao nosso estado abominável anterior. A verdadeira conversão nos coloca na posição de opositores do pecado e por isso, depois de convertidos, inicia em nós uma luta interior contra o pecado, que é travada todos os dias. Quando nos encontramos verdadeiramente com Cristo, nunca mais há paz entre nós e o pecado.

Como tem sido a tua atitude em relação ao pecado? Ainda amas o pecado? Ainda negoceias com as trevas? Consideras o pecado algo leve?

As respostas a estas questões definem o estado verdadeiro da tua conversão. Se é de todo o coração ou apenas da boca para fora.

Amado irmão, o assunto da conversão é muito sério. E é um processo estritamente pessoal. Cada um é chamado por Deus ao ajuste de contas. Deixa hoje ele mudar a tua história, permita que te seja concedido um coração novo; e tudo será novo.

Graça e paz.
𝑫𝒐𝒎 𝑮𝒆𝒓𝒂𝒍𝒅𝒐 𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍

Post navigation

Deixe uma resposta