Huila: ITSGT, realiza conferência académico-teológica sobre a vida e obra de Simão Gonçalves Toco - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Em alusão ao 103º aniversário natalício de Simão Gonçalves Toco, assinalado no pretérito dia 24 de Fevereiro, o Instituto Teológico Simão Gonçalves Toco ( ITSGT) na Huíla, realizou no dia 28 do mesmo mês, na Mediateca do Lubango, uma conferência Académico-teológica, sobre a vida e obra de Simão Toco.

Foram inicialmente convidados ao certame, os seguintes preletores:

  1. Reverendo Simão Boaventura Kupequeta, teólogo e académico;
  2. Dr. Rafael Mandongo Domingos, historiador;
  3. Reverendo Geraldo Sebastião Manuel, teólogo e escritor.

O evento contou com a presença especial da Direcção Provincial da Igreja na Huíla, na pessoa do Reverendo Daniel Chiloia, Representante Provincial da INSJCM na Huíla, cabendo o discurso de abertura e encerramento ao Reverendo Gabriel Mateus dos Santos, o qual enalteceu a iniciativa e falou da importância da divulgação dos feitos de Toco para às novas gerações.

Fez-se, no essencial uma resenha histórico-social do percurso biográfico de Simão Toco, seu contributo cívico e político no panorama social e político de Angola, antes, durante e depois do processo de independência, bem como a imperiosa reflexão sobre o seu legado cristão para a África e o mundo.

O evento contou com a presença de cerca de uma centena de conferencistas, dentre eles, académicos, teólogos e diversas sensibilidades eclesiásticas e da sociedade.

Post navigation

Deixe uma resposta