Descubra a importância e o dever do cuidado familiar na vida cristã. Aprenda com 1 Timóteo 5:8 sobre o fortalecimento dos laços familiares. Priorize sua família e viva o amor cristão em todas as áreas da vida.
“Porém, aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os incrédulos”
1Timóteo 5:8
A vida cristã não se resume em participar nas cerimónias e celebrações. Pelo contrário, ela deve ser presente em todas questões da vida, no dia-a-dia.
O apóstolo Paulo, preocupado com isso, faz uma série de recordações sobre o modo de viver em Cristo, na sua carta dirigida a Timóteo, como em outras cartas. Sua preocupação atinge a vida em família e recomenda o dever do cuidado familiar, em termos muito apelativos.
Na verdade, assistimos em nossos dias, as famílias a padecerem de uma grande falta de harmonia. Vemos idoso abandonados, mulheres ou homens casados ou casadas a sofrerem violência de todo tipo, crianças com país vivos, mas como se fossem órfãs, parentes abandonados, acusações de feitiçaria entre membros da mesma família, maledicência uns contra os outros e todo tipo de males. As famílias estão perdendo a sua essência e a fragilizar a sociedade.
Mas a Bíblia exorta a cada cristão a cuidar dos seus parentes, principalmente os da sua própria casa, pois este é o indicador mais básico do exercício do amor, a que somos chamados a praticar em Cristo.
Esta passagem é muito incisiva em seu ensino e nela aprendemos o seguinte:
A Família é alvo de uma atenção especial da parte de Deus
Deus é quem instituiu a família e o seu propósito maior é que ela sirva de lugar de paz, amor, consolo e conservação dos princípios cristãos
É um dever cristão cuidar da família
Todo o cristão que se preze, no nível mais básico, deve saber cuidar daqueles com quem ele convive, senão, diz a bíblia: “negou a fé e é pior que um descrente“
A família deve ser prioridade
Não devemos negligenciar a assistência familiar. Devemos olhar para isso como um dos assuntos mais importantes na vida
Cuidar é amar
O cuidado não deve ser mecânico, mas sim como resultado do amor que devemos nutrir uns pelos outros, da preocupação que devemos ter de procurar o bem dos outros.
Deus quer famílias harmoniosas e fervorosas; o Senhor nos convida hoje a cuidarmos melhor da nossa família. Isso é possível, se começar por cada um de nós.