A Missão da Família Cristã - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Descubra a importância da missão da família cristã e como estabelecer um legado espiritual duradouro. Leia o texto baseado em Josué 24:15 e aprenda valiosas lições para fortalecer sua vida familiar.

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor , escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Josué 24:15 ARC

Após a morte de Moisés, Josué foi o líder que conduziu Israel na conquista da Terra Prometida. A poderosa mão de Deus o povo se estabeleceu no território que o Senhor prometera aos seus ancestrais. Mas Josué sabia que ainda assim o povo corria perigo. Ele reconhecia que era presente a ameaça da desobediência e da idolatria entre o povo eleito. Nesse contexto Josué convocou uma reunião geral entre o povo, em Siquém. Foram reunidas todas as tribos de Israel, com seus respectivos anciãos, líderes e oficiais. Quando todo o povo estava reunido, Josué fez um grande discurso. Esse discurso começou com um resumo profético da história redentora de Israel (Josué 24:2-13). Josué relembrou o povo sobre os actos soberanos e redentores do Senhor. Nesta reunião, o povo de Israel tinha que definir uma posição clara, porque Deus não aceita uma adoração dividida ou um serviço parcial. Deus exigia de Israel fidelidade absoluta e devoção sincera. É disso que Josué fala nas seguintes palavras: “Agora, pois, temam ao Senhor e sirvam-no com sinceridade e fidelidade; e lancem fora os deuses aos quais serviram os seus antepassados dalém do Rio Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor” (Josué 24:14). Essa convocação formou o pano de fundo da declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” conforme veremos a seguir.

Servir ao Senhor significa amá-lo de todo coração; significa adorá-lo com exclusividade, temê-lo e obedece-lo acima de tudo e de todos; significa uma dedicação completa à sua vontade.

Porém, independentemente da escolha do povo, Josué afirma sua posição: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

O que aprendemos com “eu e minha casa serviremos ao Senhor”?
Na verdade, podemos aprender muitas lições com esta história e o posicionamento de Josué. Vejamos:

Uma família ao serviço do Senhor

    Em primeiro lugar, a frase “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina a servir a Deus a partir e mediante o nosso relacionamento familiar. É necessário alinhar os nossos projetos familiares com a vontade do Senhor; é importante viver dentro dos nossos lares com o propósito maior de promover a glória de Deus e servindo a Ele com sinceridade e fidelidade. Os nossos relacionamentos familiares devem estar pautados na verdade de Deus revelada nas Escrituras.

    Uma liderança que começa em casa

    A missão de influenciar a comunidade onde estivermos inseridos começa dentro de nossas própria casas. Josué não era simplesmente o líder de todo o Israel, mas primeiramente era o líder de sua família.

    Uma família comprometida com sua unidade

    Aprendemos também que dentro da unidade familiar não deve haver espaço para individualismo ou divisionismo. Onde cada um faz o que quer, sem um compromisso colectivo ou uma fé compartilhada. Por isso Josué não apenas disse “eu servirei ao Senhor”, mas disse “eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

    Um exemplo dentro e fora de casa

    Em quarto lugar, a frase “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que a pessoa que serve a Deus deve exercer uma influência positiva para os que estão dentro de casa e, só depois os de fora. Josué se coloca em primeiro lugar, no sentido de ser o exemplo para aqueles que estão debaixo de sua autoridade. Não faz sentido querer que seus familiares sirvam a Deus, mas você próprio não serve de exemplo. Como líder de sua casa, Josué estava comprometido a ensinar aos seus a Lei de Deus. Dentro de sua casa a prioridade seria a instrução e o conselho do Senhor (Efésios 6:4; Provérbios 22:6). O exemplo de Josué rompeu os limites de sua casa e levou o povo a também declarar: “Também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus” (Josué 24:18).

    Uma família alicerçada na verdade de Deus

    Em quinto lugar, a declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” nos ensina que não devemos ser guiados pela opinião da maioria. Josué estava cercado por um ambiente idólatra e pagão, mas dentro de sua casa Deus era o Senhor. Ainda que todas as famílias de Israel decidissem pela idolatria, Josué estava totalmente convicto de que ele e sua família serviriam o Senhor. Em muitas ocasiões a fé em Jesus Cristo nos coloca contra a correnteza; em muitas ocasiões o serviço e a adoração a Deus nos leva a confrontar a decisão da maioria. Em momentos assim, devemos nos apegar ao Senhor com fidelidade e sinceridade. Então, certamente, a graça divina nos dará a certeza necessária para declarar acima da voz do povo: Eu e minha casa serviremos ao Senhor.

    Estabeleça em sua família uma hierarquia de valores e prioridades e coloca Deus no topo; tenha uma visão clara da posição da sua família em relação as coisas de Deus; seja diligente em pôr em prática tudo que Deus orienta na Bíblia Sagrada, na vida familiar.

    O poder do alto sustentará e guiará a tua família e fará próspera a tua descendência. Essa é a promessa de Deus para as famílias que o obedecem.

    Que Deus abençoe a tua família.

    Post navigation

    Deixe uma resposta