Na dedicação de continuar preparando vaso para honra de Deus, hoje realiza-se o culto de acção de graças pelo 49° aniversário da Juventude Tocoista, assinalado no pretérito dia 31 de Janeiro. Importa, por isso, olhar para dentro do sagrado viveiro da Igreja e fazer as reflexões que se impõe.
“Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor e preparado para toda boa obra.”
(2 Tm. 2:20-22)
A atenção e preocupação da Igreja pela juventude remonta os primórdios da história do povo de Deus.
Foi nesta senda que o apóstolo Paulo escreveu duas interventivas cartas ao jovem Timóteo para instrui-lo no santo caminho. Nesta referência o apóstolo apela ao jovem obreiro sobre a necessidade de procurar ser distinto no seu viver, comparando aqueles que cumprem a vontade de Deus, como vasos para honra e os desobedientes, como vasos para a desonra. Assim como existem jovens que se deixam moldar para a honrar cada vez mais o nome de Deus, também há jovens que negligenciam o caminho sagrado, para a desonra do nome do Senhor.
Foi essa preocupação que levou o Dirigente Sua Santidade Simão Gonçalves Toco a instituir o órgão da juventude na Igreja, a partir dos Açores-Portugal, aos 31 de Janeiro de 1974. Era sua esperança que seus sobrinhos e suas sobrinhas (como tratava os mais novos) pudessem organizadamente perceber, no tempo certo, a vontade de Deus e viver de acordo. Que os jovens aceitassem a mui santa responsabilidade de se tornarem vasos santificado e idôneos para o uso do Senhor e preparados para toda boa obra.
Os Vasos para os dias actuais
Hoje mais do que nunca, a caminho do jubileu, a Igreja espera dos jovens o assumir cada vez mais abnegado de suas responsabilidades espirituais. Que sejam a todo tempo sensíveis à vontade de Deus, compreendam os desafios do seu tempo e façam da melhor forma possível, o trabalho de Deus, como vasos idôneos para a honra e glória do nome do Senhor.
É hoje imposto a cada jovem, a necessária reflexão sobre o estado da sua relação com Deus e sobre seu trabalho em prol da obra de Deus. E aos anciãos, é importante meditar em como tem sido o seu testemunho, preocupação e acção no preparo da nova geração, para o garante da descontínua e inevitável renovação geracional da santa Igreja.
Por uma juventude devota às causas do evangelho; por jovens que sejam verdadeiros vasos de Deus, separados para honra e glória do Seu nome.
Feliz aniversário, Juventude Tocoista!