Descubra como você pode amar e servir seus irmãos de maneira prática, aprendendo assim o que significa dar a vida pelos irmãos.
“Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”
1João 3:18
João, Apóstolo do Senhor é retratado no evangelho de sua autoria como aquele a quem Jesus mais amava. É muito provável que esta experiência de amor tenha se refletido profundamente na sua forma de viver. Isso é notório em suas epístolas, pois ele centra-se bastante na vivência e prática do Amor. Aliás, deve ser este o modelo de vida do cristão: depois de experimentar o amor de Deus por Cristo Jesus, o crente deve reproduzir este amor a favor dos seus irmãos. E este amor não deve ser teórico, mas sim prático e concreto, refletido nas pequenas coisas ou nos grandes acontecimentos do dia-a-dia.
De maneira prática, o que significa final dar a vida pelos irmãos?
Certamente não se trata única e necessariamente ser morto. Na nossa vida diária encontramos situações simples em reação a nossa convivência com os irmãos, mas que precisam na nossa intervenção. Por exemplo, dar a vida pelos irmãos pode significar, na prática, dar nosso precioso tempo a favor deles. Isto é, se notarmos a ausência de determinado irmão ou irmã nas actividades da igreja, devemos dispor um tempo para fazer-lhe uma visita ou dar-lhe um telefonema. Pode parecer simples dedicar um tempo para orar com ou por quem se encontra enfraquecido, ou consolar quem está desanimado. Mas isso é, na prática, dar a vida pelos irmãos. A convivência cristã com os irmãos requer nossa disposição para amá-los e servi-los. Isso somente será feito mediante o fluir do amor de Deus por nosso intermédio. E esse fluir, sem exceção, exige nossa saída do nosso lugar de conforto e nos esforçarmos e dedicarmos nas causas a favor dos outros. Em meio a correria da vida, temos tido pouco tempo para sabermos uns dos outros, nossa tendência é estarmos acomodados conforto do lar e a reservar de tempo apenas para os próprios interesses. Mas é possível mudar isso e nos dispormos a dar a nossa vida pelos irmãos.
Cristo deu a vida por nós. Antes Ele habitava a glória inalcançável, onde recebia constante adoração dos anjos. Por amor a nós, Ele desceu à terra, nascendo de uma mulher. Além disso, durante todo o Seu viver humano, Ele sofreu e foi provado em todas as coisas. Ele colocou-se no lugar dos homens. Nós, de igual modo, devemos nos colocar no lugar dos irmãos, dos conservos. Devemos exercitar a empatia e a misericórdia em favor deles, abrindo o nosso coração, sem reservas, para acolher, ajudar e servir com alegria.
Somos chamados a dar a vida pelos nossos irmãos. Isso expressa a intensidade do amor que devemos nutrir pelos nossos irmãos, tendo como referência o incomensurável amor que Cristo tem por nós, dando a sua vida a nosso favor.