Descubra a importância de priorizar o serviço a Deus em sua vida. Jesus ensina que cumprir a vontade divina é a verdadeira realização, mesmo diante das necessidades e desafios. Reflita sobre a urgência da obra de Deus e encontre sentido em servir.
“Então, os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém de comer? Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”
João 4:33-34
O Senhor Jesus tinha consciência total de sua missão na terra e do tempo em que seria realizada. E para Ele nada mais importava do cumprir, com alegria, a vontade de Deus. Seu compromisso absoluto com obra da salvação era inegociável, pois, nem a fome, nem o frio, nem o cansaço, nem o abandono, o fizeram encontrar desculpas para deixar de cumprir ou adiar o serviço.
O contexto desta intervenção de Jesus é tão interessante e o posicionamento por ele manifesto é extremamente profundo. Pois, estava em meio a uma jornada muito cansativa e, certamente, precisava alimentar-se e/ou descansar. Mas ao ser abordado pelos seus discípulos, Jesus foi categórico em ensiná-los qual deve ser a maior preocupação e prioridade de verdadeiro servo de Deus. O significado disso é mais evidente ainda porque a comida é, materialmente, a principal necessidade de uma pessoa. Mas, Jesus mais uma vez mostra que “não só do pão vive o homem…” . Esta interessante história ensina ricas lições para a nossa vida cristã.
O propósito é mais importante do que o conforto
Na verdade as pessoas priorizam proporcionar às suas vidas prazer e conforto; elas muito fazem para satisfazer suas necessidades ou aliviar suas dores. Mesmo que a vida demonstre o contrário, elas continuam insistindo em acreditar que a felicidade suprema está nesta tentativa de busca incessante pelo conforto e equilíbrio material e emocional. Mas, a verdadeira realização do ser humano não consiste em obter prazer ou evitar a dor, mas antes em encontrar um sentido para a vida, cumprir um propósito, realizar uma missão divina. Uma vez encontrado este sentido, o ser humano não só se torna feliz, como também fica capacitado para enfrentar a dor e o sofrimento inerentes ao dever de servir a Deus. Quando alguém está completamente mergulhado numa missão, caminha firme e imparável, sobrepujando até mesmo a suas necessidades básicas. Pois, quem sabe por quê viver, suporta o “como viver“.
A mais importante realização na vida é servir a Deus
Apesar do mundo tentar fazer crer às pessoas que os bens materiais são mais importante, que o luxo e o conforto são o fim último da vida humana, Jesus nos ensina que nada é mais importante do que cumprir a vontade de Deus. Na verdade, sim, o ideal de vida não é sobre ter casa ou carro próprios, cargo ou salário elevados, títulos ou reputação altos; mas sim, é sobre encontrar um sentido existencial neste complexo universo, um papel no drama da vida e uma missão na presente fase da história.
A obra de Deus é mais urgente do tudo
Vivemos sempre em meio a várias preocupações diárias, procurando satisfazer as nossas necessidades, as quais crescem a cada dia. E infelizmente, a nossa ordem de prioridades tem colocado os assuntos de Deus em último lugar. Não damos a prioridade necessária às coisas de Deus. Fizemos apenas se sobrar tempo, se restar alguma dinheiro ou se haver condições ideais. Mas, nesta lição, Jesus nos ensina que não existe nada mais urgente que salvação, nada mais importante que a obra do Senhor. E o servo de Deus deve priorizar, de forma inegociável, a vontade do Senhor.
Qual é a tua maior necessidade nesta vida? O que realmente te motiva ao levantar todos os dias? O que dá sentido a tua existência?
Graça e paz.