Descubra o impacto do Espírito Santo na vida da Igreja e aprenda sobre a purificação, renovação e orientação proporcionadas pelo Espírito Santo.
“Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”
Ezequiel 36:25-27 ARC
Israel vivia no cativeiro da Babilónia, longe de sua pátria e dos caminhos do Senhor. Mas Deus, por meio do profeta Ezequiel, anuncia mais um acto de sua profunda graça: restaurar Israel pela efusão do Espírito Santo. O profeta usa figuras muito fortes e familiares, como “aspergir água”, “coração novo”, “espírito novo”, “coração de pedra”, e conclui: “porei dentro de vós o meu Espírito e farei com que andeis nos meus estatutos”. Tal como em outras passagens paralelas do livro deste profeta, Deus faz esta promessa tão profunda e cheia de vida, sobre intervenção misericordiosa de Deus na história do povo escolhido, pelo poder e acção do Espírito Santo.
O retracto desta rica e animadora mensagem da parte de Deus, evidencia mais uma vez, o profundo alcance de sua misericórdia e infinito poder no resgate do seu povo e na restauração da glória do seu nome.
Aprendemos nesta comovente passagens as seguintes poderosas lições:
O avivamento vem de Deus
As palavra de Deus descritas no discurso directo, atestam que Ele, pessoalmente, está engajado em libertar, transformar e purificar o seu povo. Somos destinatários da atenção especial de Deus e beneficiários da sua obra de misericórdia, pelo operação do Espírito Santo em nós.
O Espírito Santo nos purifica
A intenção expressa de Deus é clara, o seu propósito principal é purificar o seu povo das imundícias e Santificá-lo para o reinado glorioso de Cristo. Deixemo-nos purificar, senão nada feito.
O Espírito Santo nos transforma
A expressão “tirarei o coração de pedra e porei coração de carne” é tão significativa e expressiva, pois a presença do Espírito Santo nos convence da rebelião e nos habilita à obediência a Deus. E esta é a maior evidência da presença do Espírito Santo na vida do crente. Deixa Deus tirar o coração de “pedra” e colocar o de “carne” e seja um filho amável e obediente.
O objectivo é conhecer e andar no caminho do Senhor:
“O porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos…”
Receber o Espírito Santo não representa um fim em si mesmo, mas o meio designado por Deus para ter comunhão com Ele. A presença do Espírito Santo deve produzir frutos visíveis em nossa relação com Deus, na nossa jornada celestial e na nossa vida diária, de acordo a santa vontade do Senhor nosso Deus.
Portanto, é de iniciativa de Deus realizar a sua obra misericordiosa em nossa vida (não importa a condição), pela operação do poder do Espírito Santo, purificando-nos dos nossos pecados, transformando os nossos corações e conduzindo-nos nos seus caminhos, se nos deixarmos tocar pelo Espírito Santo e obedecermos a voz do Senhor nosso Deus.