O 27 de Dezembro é um dia dedicado à Mulher Tocoista, em alusão a uma justa e merecida homenagem a nossa matriarca Maria Rosa Toco, a mulher por detrás desta imponente obra: O TOCOISMO. A qual se estivesse em vida, faria hoje 90 anos de idade.
“Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras“. Provérbios 31:30-31 (ARC)
Nascida aos 27 de Dezembro de 1932, em Maquela do Zombo, filha de Álvaro Maquengo e de Isabel Mansanga, casada aos 22 de Agosto de 1949, com Simão Gonçalves Toco, tendo, com efeito adoptado o apelido “Toco”. Mulher guerreira que, andando lado a lado com o seu esposo, nunca teve sossego nem tranquilidade. Viveram deportados coersivamente de um lado a outro feitos prisioneiros, em obediência à palavra de Deus e por causa do seu grande sentido de missão compartilhado com seu esposo. E em sua trajetória, a tia Rosa, com era carinhosamente tratada pelos irmãos, manteve lealdade a Deus e ao esposo.
Exemplo a seguir
Como cristã nos oferece um exemplo acabado de fé; como esposa, mãe e cidadã deixa uma lição magistral a todas às gerações. Falecida aos 13 de Junho de 2004, em Luanda. A tia Rosa deixou um grande legado de fé e serviço para a posteridade. Ela é um exemplo incontornável de cristã fervorosa e MULHER VIRTUOSA que esteve a altura das causas de Deus para o seu tempo.
Neste dia memorável nós enaltecemos o valioso contributo da mulher tocoista em todas fases da história cristã e na vida actual da Igreja; e que ela possa cada vez mais desenvolver seus dons para o agradecimento do nome de Deus e dar o melhor de si aí onde for chamada pelo dono da ceara; ela é igualmente chamada a continuar e aperfeiçoar o seu nobre insubstituível papel de educadora das novas gerações, fazendo jus ao ditado “a mão que balança o berço é a mesma que governa o mundo“.
Feliz dia da Mulher Tocoista!
Graça e paz!