Vivendo pela fé - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

A fé é a chave para uma vida cristã autêntica. É ela que nos permite ver o mundo e compreender a vida de uma forma diferente. Enquanto os olhos naturais só vêem as coisas imediatas e temporárias, os olhos da fé vêem o plano de Deus para a eternidade.

“Porque andamos por fé e não por vista.”

2 Co. 5:7 (ARC)

A fé em Cristo Jesus abre para o crente o caminho de volta para Deus, reestabelece a comunhão com o espiritual e reacende a esperança para uma vida melhor e eterna, mesmo que, por enquanto, ele viva limitado, falho e fraco. Em meio a toda sorte de aflições, a fé liga o crente ao Deus que lhe sustem e à esperança inabalável de uma vida melhor, segundo a promessa de Deus.

Vivemos no meio de coisas imediatas e circunstâncias temporárias, mas a caminho da eternidade, vivemos num corpo frágil e mortal, mas na esperança de um corpo glorioso e imortal, vivemos em um mundo regido pelos padrões do mal, mas obedecendo a Deus e crendo nas suas promessas.
É por isso que Paulo nos desafia aqui, nesta passagem curta mas profunda e repleta significado, a termos a certeza de que o verdadeiro e eterno, mesmo que não vemos ainda, é o que deve nortear a nossa jornada cristã. Na verdade esta passagem nos fornece as seguintes maravilhosas lições:

Existem duas formas de ver a vida e compreender a história universal.

Segundo o sentido desta passagem existem duas formas de compreender a vida e, de consequentemente, de se posicionar diante dela. A primeira é segundo os olhos naturais que captam penas as coisas naturais, circunstanciais e imediatas, e a segunda é com os óculos da fé que capturam a vontade de Deus por trás dos acontecimentos, nos leva ao espiritual e ao eterno. Semelhante ao “Raio-X” que captura dimensões do corpo que o olho nu não é capaz de enxergar, a nossa fé captura realidades por trás das aparências, o nosso espírito está habilitado a “ver” a vontade de Deus por detrás dos meros acontecimentos da vida e o que está além das circunstâncias presentes e visíveis.

Viver por fé e não por vista, o quê é?

Semelhante ao que aconteceu no dilúvio, enquanto as pessoas viam apenas seus trabalhos, suas fazendas, suas famílias, seu negócios, suas diversões, etc, Noé via Deus a agir e a protagonizar uma mudança inédita no cenário histórico do mundo antigo.

Enquanto uma visão natural é capaz de capturar e compreender apenas factos óbvios, como por exemplo, que a ciência está a evoluir, que o meio ambiente está a se degradar, que a economia está crescer ou decrescer, que a política está a mudar, que a população mundial está a crescer, que a taxa de desemprego está aumentar, que a fome está a crescer ou diminuir, etc., os olhos da fé vêm o plano da redenção a fluir na história universal, dos povos e dos indivíduos. Aquele que vive pela vista só pensa em coisas materiais, na sua satisfação imediata, como fez Isaú ao vender a sua primogenitura por um prato de cozido; aquele que vive pela fé sacrifica seus desejos, mortifica seu corpo para o mal e vive ouvindo, obedecendo e servindo a Deus. Aquele que vive pela vista busca honras temporárias próprias, luta por cargos passageiros e cria divisionismo por causa do seu ego, já o que vive pela fé procura em tudo servir e agradar o dono da obra, aceita diminuir-se para que o Dono “cresça”, perder o necessário para honra e glória do do nome do Senhor e investir a própria vida pela causa do evangelho.

Esta é a subtil diferença entre aquele que segue Cristo pela fé e o que segue seus próprios desejos em nome do Senhor: o primeiro vive pela fé e o segundo pela visão. A visão aprisiona, a fé liberta, a visão gera imediatismo, a fé dá esperança e paciência, a visão serve o próprio ego, a fé serve o Senhor, a visão é temporária a fé é eterna, a visão é materialista e a fé é espiritual.

Como vês o mundo e compreendes a vida? Em que se baseia a tua jornada cristã? Na fé ou na visão? A Palavra de Deus exorta a viver pela fé, não importa as circunstâncias.

Post navigation

Deixe uma resposta