A força da Fé durante as crises - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

A Bíblia nos ensina sobre a força da fé durante as crises. Quando focamos no poder de Deus e não nos problemas, somos capazes de vencer qualquer obstáculo.

“Então Calebe fez calar o povo reunido diante de Moisés: “Subamos e herdemo-la!”, disse ele, “em verdade temos a capacidade de conquistar essa terra! Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.”

Nm. 13:30-31

O povo Israelita encontrava-se no deserto, próximo à terra prometida. Depois de enfrentar todo o trajecto desde o Egipto, eles encontram-se agora próximos ao seu tão ansiado destino. Mas, a viagem não era tão simples assim, pois, aos olhos humanos, as dificuldades eram gigantes e os obstáculos pareciam insuperáveis. Eles perderam o foco em Deus e deixaram-se apossar pelo medo, dúvida e incredulidade. E isso custou-lhes muito caro, pois, por causa falta de fé, mesmo já próximos da terra prometida, muitos não a herdaram.

Foi confiada a missão de espiar a terra prometida a 12 homens valentes. Porém, 10 dos quais deixaram-se abater pelo medo e perderam a fé e esperança diante dos obstáculos encontrados. Mas, diante das mesmas circunstâncias, apenas Josué e Calebe encheram-se de fé, confiança, coragem e esperança.

Na verdade, nesta nossa grande jornada com Deus, o grande problema reside no facto de que diante dos problemas, alguns bloqueiam a mente de imediato e inactivam a fé, retirarem o olhar no Deus soberano e fixarem-no na grandeza dos problemas.

O certo é que a complexidade de um problema depende da estrutura mental e, principalmente, espiritual, que o sujeito possui para lidar. Quanto mais frágil for a infraestrutura mental e espiritual, maior será a dificuldade de lidar com as contradições da vida e os obstáculos da jornada.

De acordo com o que se pode constatar, é que a medida que o tempo passa, os crentes tendem a tornar-se cada vez mais mais fracos na fé, vivem com excesso de pena de si próprios, estão perdendo o senso de luta e resiliência e, por isso, tem conseguido, habilmente, arranjar mais desculpas para justificar seus fracassos, do que alternativas para continuar as lutas. Por isso precisamos aprender deste cenário do povo israelita, as seguintes grandes lições para a nossa jornada:

VISÃO

É muito importante ter uma visão clara e realista de onde estamos e para onde pretendemos ir. Foi esta a missão dos espias;

CRENÇA

O fundo das questões não está nas circunstância em si, mas em quem somos diante delas; Nossa mente pode ser traiçoeira. Viver pela fé e não pela vista é a questão. Eram 12, mas 10 só viram obstáculos e só 2 encararam oportunidades;

FIDELIDADE

Na caminhada com Deus, o que conta não são as nossas sofisticações, mas o quão fiel precisamos ser à palavra de Deus. Josué e Calebe apelaram veementemente o povo à suficiência da obediência à Deus;

PERSEVERANÇA

Se Deus prometeu, está prometido. Não importa os obstáculos do momento. A palavra de Deus deve prevalecer a cima de qualquer conflito, medo ou dúvida;

DISCERNIMENTO

A maioria nem sempre está certa. Cuidado com o senso comum. Nossos principais problemas estão nos paradigmas errados em que se assenta a nossa sociedade, devemos confiar e consideram a cima de tudo o que Deus disse;

RESISTÊNCIA

Mesmo que esteja numa minoria, procure nivelar para cima, puxar para frente e acreditar nos objectivos;

CONFIANÇA

Deus, as vezes, nos coloca em circunstâncias que conflituam com a sua promessa para testar a nossa fé e confiança e provar-nos que ele é Deus;

CORAGEM

A vida requer coragem e tenacidade. As coisas que realmente valem a pena não são simples, fáceis nem cómodas. A Victória que vem de bandeja não é digna.

Deus tem uma Canaã para cada um de nós. A escolha é nossa: ou subimos animosamente e herdamo-la ou, possuídos pelo medo, dúvida e desejo de voltar para o “Egito”, morremos no deserto.

É importante compreender que a falta de fé interrompe a nossa comunhão com Deus e impede o alcance das Suas promessas. E nestes tempos em que aumenta no mundo a crise espiritual, social e moral, somos desafiados a fortalecer cada vez mais a nossa fé, confiando em Jesus Cristo, nosso Senhor, o qual venceu o mundo e prometeu-nos assistência total nesta peregrinação.

Post navigation

Deixe uma resposta