A verdadeira natureza da fé - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Neste artigo, exploraremos a verdadeira natureza da fé, com base na Bíblia. Veremos que a fé não é simplesmente acreditar em algo, mas sim confiar em Deus.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.”

Hebreus 11:1 (ARC)

O capítulo 11 do livro de Hebreus apresenta uma galeria de alguns homens e mulheres que no passado agradaram o coração de Deus, fizeram proezas e alcançaram grandes promessas, por meio da fé. Isso para inspirar os crentes de todos os tempos sobre a necessidade e o ilimitado poder de Deus em acção, através da fé dos que nele crêem e esperam. Pois, a fé é o subtil e crucial factor de diferenciação entre as pessoas que passaram, estão passando e passarão pela face da terra. Porque a graça e a misericórdia de Deus são para todos, mas a fé é individual, é um requisito estritamente pessoal.

Segundo a Bíblia, a fé não é certeza do desconhecido, mas do invisível e do que ainda não foi alcançado ou realizado.

A lógica comum, as leis naturais, os paradigmas sociais e os modelos pré-estabelecidos é que regem mente humana. E, no entanto, acreditar e confiar plenamente na existência de realidades além ou acima do óbvio e do imediato, exige um passo de fé. A fé não faz sentido algum quando tudo estiver claro, presente, garantido e visível. A fé não é necessária quando tudo estiver sob controle.

A realidade futura, oculta ou invisível é que exigem de nós, um passo de fé. Realidades como Deus, os milagres, as promessas e profecias divinas, o céu, a vida após a morte, entre outros, exigem de nós um passo de fé.

A verdadeira Fé em Deus é diferente de qualquer imagem mental e conceito insignificante de uma figura divina passiva que a maioria acha acreditar. É muito mais do que isso, é estabelecer uma relação real e pessoal com um Deus vivo e presente, entregar a Ele a vida inteira, o presente e o futuro; é ouvir e obedece-lo; é confiar, apesar de tudo, nos seus cuidados; enfim, é viver segundo a Sua vontade, sem plateia, sem holofotes, sem aplausos, mas no oculto, no silêncio e na singeleza do coração, antes de qualquer manifestações públicas.

Nesta jornada cristã, exigem uma total confiança em Deus, nos seus princípios, no seu agir, na sua justiça, no seu poder e providência.

Temos a promessa da ressurreição, de que teremos novos e gloriosos corpos; esperamos novos céus e nova terra, onde não haverá mais choro, nem pranto, nem dor. Temos certeza e convicção acerca de coisas invisíveis no sentido de que existe uma realidade espiritual não tangível aos nossos olhos. Deus, os anjos e outros seres. Mas, mesmo não vendo com nossos olhos carnais, temos certeza de sua existência e sentimos na prática a influência deles na nossa vida e nos comunicamos com eles, à luz da Palavra de Deus e na medida da nossa fé! A fé se relaciona com o invisível, não com o desconhecido. Assim, o firme fundamento está baseado na revelação de Deus, no conhecimento da sua palavra e na sabedoria espiritual.

Por isso é muito importante compreender a natureza da fé e o seu sentido bíblico. Pois, não basta crer, é preciso crer na coisa certa e da forma correcta. De contrário, dá origem ao fanatismo, que facilmente se pode desenvolver entre nós. Estudar com sistematicidade, profundidade e seriedade a Palavra de Deus e ter uma vida de oração são extremamente importante na jornada de fé, para conhecermos a vontade de Deus e confiarmos nela.

O compromisso do crente com a sua fé deve ser total. Cada um de nós deve procurar alimentar a sua fé, mediante os meios da graça, para manter uma relação correcta e frutífera com Deus e alcançar as suas maravilhosas promessas, pois, diz a Bíblia, que sem fé é impossível agradar a Deus.

Amém.

Post navigation

Deixe uma resposta