Voltando Ao Primeiro Amor - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Será que estamos voltando ao primeiro amor? Reflexões sobre o retorno ao primeiro amor cristão, com base em Apocalipse 2:2-5. Explore o significado do primeiro amor na relação com Deus e a importância de mantê-lo vivo.

Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus, e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos; e sofreste e tens paciência, e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Apocalipse 2:2-5 (ARC)

A Igreja de Éfeso é umas das comunidades cristãs fundadas pelo Apóstolo Paulo. A qual é destinatária de uma de suas cartas, o livro de Efésios. Mas lá no final do século I, Jesus envia uma mensagem para esta Igreja, e para outras 6, por intermédio de uma série de revelações ao Apóstolo João que se encontrava deportado em Pátmos, como prisioneiro. Essas mensagens são conhecidas como Cartas às 7 Igrejas da Ásia, registadas no livro de Apocalipse.

Para esta Igreja em especial, Jesus reconhece seu zelo na defesa da doutrina, seu esforço no trabalho, sua perseverança na caminhada e sua firmeza no combate aos hereges, mas o Senhor não estava satisfeito com o seu nível de amor, que é a componente mais importante do nosso relacionamento com Deus e com próximo. A Igreja de Éfeso havia abandonado o primeiro amor.

Na verdade, muitas vezes, sem nos apercebermos, acabamos perdendo aquela paixão e intensidade do nosso amor por Deus e pelo próximo. Ao permitirmos cair na rotina, o nosso relacionamento com o Senhor sofre desgastes e podemos acabar numa estado de total frieza! Deus que nos chamou para um relacionamento de amor total não aceita “migalhas”! Ele protesta e pede de volta o que perdemos!
Na Carta endereçada à Igreja de Éfeso, o Senhor Jesus protestou com relação à decadência do amor que essa igreja vinha apresentando. Ele sentiu que aquela Igreja perdeu aquilo que chamou de “primeiro amor”.

O que é o “primeiro amor” a que o Senhor Jesus Se refere nesta mensagem?

É um sentimento de amor de grande intensidade em nosso íntimo, o fogo que aquece o coração e que coloca em nossa vida Jesus acima de todas as demais coisas e nos motiva a amar e servir os irmãos! Isto foi bem exemplificado numa parábola de Cristo: “O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” (Mateus 13.44)

O Senhor está falando de alguém que, além de transbordar de alegria por ter encontrado o Reino de Deus, ainda se dispõe a abrir mão de tudo o que tem para desfrutar do seu achado. Estas duas características são evidentes na vida de quem recebe Jesus com seu único Senhor e suficiente Salvador.
Esta alegria inicial foi mencionada por Jesus na Parábola do Semeador. O problema é que alguns cristãos permitem que ela desapareça diante de algumas provações:

O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

Mateus 13:20-21

Outros cristãos, por sua vez, até mesmo diante das mais duras provações, ainda permanecem transbordantes desta alegria.

Isto também deve ser assim connosco hoje. O primeiro amor é uma profunda resposta ao entendimento do amor de Cristo, o que nos leva a buscarmos e a servirmos ao Senhor com intensidade e paixão.

Vivemos em um contexto em que o amor a Deus e aos irmãos tende a esfriar, onde os bens material estão tomando o lugar cimeiro nas motivações e esforços das pessoas, onde ama-se o dinheiro e usa-se as pessoas, onde as rivalidades crescem, as acusações aumentam, os murmúrios se alastram, a inveja domina os corações das pessoas, onde, apesar de aumantar o númer de Igrejas, não se nota uma verdadeira civilização assente no amor.

Jesus nos adverte para lembrarmos onde caímos e nos a arrependermos, sob pena de perdermos totalmente a comunhão com Ele. Seu apelo hoje é dirigido aos nossos corações “volta ao primeiro amor e prática as primeiras obras”.

Post navigation

Deixe uma resposta