Perseverando em tempos difíceis - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Saiba como manter a fé e a esperança em meio às adversidades da vida. Encontre inspiração para perseverar em tempos difíceis e fortalecer sua jornada de fé.

“Estando ainda este falando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei, para te trazer a nova. Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor”

Jó 1:20-21

A história de Jó trás muitas respostas e lições para essa nossa curta mas difícil jornada terrena, rumo à eternidade.

  • O porquê dos nossos sofrimento?
  • Porque Deus permite que até o aqueles que lhe são fiéis pareçam?
  • Como perseverar até a vitória em tempos maus?

Jó, servo de Deus, passou pelas piores perdas, experimentou, o extremo da dor, conheceu a amargura do abandono, foi acusado pelos próprios amigos e incompreendido pela própria esposa, a única coisa que lhe sobrara era a própria vida.

Outro pormenor interessante nesta história é que enquanto o diabo viu naquilo uma grande oportunidade para derrubar a fé do servo de Deus, para o Senhor era apenas um momento de Jó mostrar a sua fidelidade e confiança em Deus.

O que realmente podemos aprender com Jó?

Vivemos tempos em que tudo se faz para evitar ou aliviar a dor física, sofisticados analgésicos e poderosos anestésicos têm ajudado a aliviar a dor do corpo.

Vivemos tempos em que as pessoas são cada vez menos toleráveis à dor e à perda, estão perdendo a capacidade de suportar o sofrimento e as próprias frustrações, estamos a enfrentar tempos em que a capacidade de perseverar em Deus vai baixando, por causa da perigosa teologia da prosperidade.

Em contra partida o sofrimento é inerente a vida humana, não existem ferramentas que previnam ou aliviem as feridas e dores da alma. Muitas almofadas são irrigadas de lágrimas todas noites, “gritos” silenciosos ecoam nas mentes de muitos, alguns até têm olhado para o suicídio como a solução para os problemas. A paz tornou-se, verdadeiramente, um bem muito escasso.

É certo que todos estamos sujeitos à perdas, lágrimas e ao sofrimento. Isso é inevitável. Mas a questão é: em meio a tudo isso em quem colocamos a nossa confiança? De onde vem a nossa segurança? O que verdadeiramente nos motiva para suportar as aflições e continuarmos a jornada?

Tal como Jesus disse, aí aonde estiver o nosso tesouro, estará também o nosso coração. O ideal é Depositarmos a nossa confiança em Deus e não nas coisas passageiras. Na verdade, quanto maior for a nossa fé, mais estaremos desapegados das coisas materiais e temporais, mais estaremos dispostos a adorar a Deus em meio às circunstâncias mais adversas passíveis. E na verdade é isso que faz toda a diferença, quando chega o dia mau, os dias da provação; quando a família é abalada, o emprego é perdido, o carro acidenta, a casa desaba, o ente-querido falece, o negócio vai falência e tudo dá errado. Quando chega o dia mau, a alma é abalada, a mente é desestabilizada e o coração é ferido! Neste momento, as vezes, nem mesmo palavras de consolo ajudam a aliviar a dor. Sem uma fé segura e inabalável, nestes momentos, as pessoas lamentam, maldizem, murmuram e acusam-se umas a outras, em muitos casos.

Mas para Jó, quando chegou o dia mau (e que dia foi aquele!), adorou a Deus, lembrou-se que nada trouxera do ventre de sua mãe e que voltaria para o pó do mesmo jeito; reconheceu que tudo que tinha conquistado recebera de Deus.

Os crentes precisam compreender que nesta jornada eles enfrentam um adversário astuto e malvado, que tenta os filhos de Deus em todas circunstâncias para desencaminhá-los. Quando ou se chegar o teu dia mau qual tem sido/será a tua esperança, consolo e confiança? Confie no Senhor, faça dele o princípio e o fim de todos teus planos e conquistas, quando ou se chegar o dia mau, não serás abalado!

Por isso, não importa as circunstâncias, a Bíblia diz que o justo viverá pela fé.

Post navigation

Deixe uma resposta