Frutificai e crescei no serviço do Senhor - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

Reflexões sobre o crescimento espiritual e a importância de frutificar no serviço ao Senhor. Explore o chamado à evolução na jornada com Deus. Descubra como crescer no conhecimento de Deus e aperfeiçoar-se no serviço.

“para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;”_
Cl. 1:10

Jesus dedicou mais de três anos a instruir os seus discípulos. Seu foco foi aperfeicoá-los, até se tornarem aptos para a grande missão de darem continuidade ao sagrado projecto de Deus de salvar o mundo. Por outro lado, Jesus lhes apresentou um modelo evolutivo para a expansão da Igreja: “…começando por Jerusalém, Samaria, até aos confins da terra”.

Eles estavam mental e espiritualmente direccionados para o crescimento. Por isso, em seus discursos apelavam para os seus irmãos à necessidade de produtividade e crescimento em sua jornada com Deus.

Todo cristão é chamado por Deus para, de forma progressiva, aperfeiçoar-se e dar o melhor de si ao serviço do Reino, pois, a jornada com Deus não é estática, mas sim, é um processo contínuo de aperfeiçoamento em todos sentidos da vida, até atingir a medida de Cristo.

Crescer, em termos simples significa aumentar, de modo progressivo (em altura, estatura, comprimento, volume, intensidade, quantidade, qualidade ou quantidade. É o mesmo que evolução, desenvolvimento, avanço, atc. O desejo de Deus é ver os seus obreiros e a sua obra a crescerem, bem como o seu reino a se expandir, quer em termos qualitativos, assim como quantitativos, pois Ele é perfeito e importa que seus filhos e sua obra se aperfeiçoem também. É propósito de Deus que seus servos O conheçam cada vez mais, entendam e façam cada vez melhor a sua vontade, procurando superar sua imperfeições para oferecer a Deus o melhor de seu ser, os dons e os bens.

Mas, infelizmente, muitos crentes não seguem esta lógica, não compreenderam ainda está “lei” divina.

Já dizia alguém: “toda pessoa que tem 10 anos de serviço em uma determinada área, mas que não pára para reflectir sobre o seu trabalho e não procura aperfeiçoar-se, este não tem 10 anos de experiência, tem apenas 1 que repetiu 10 vezes.”

Esta analogia é perfeitamente aplicável à vida cristã. O crente que tem um relacionamento saudável com Jesus, cresce e frutifica necessariamente. O cristão comprometido com a sua vida espiritual envolui e trabalha, “obrigatoriamente”. Mas, infelizmente, existe crentes que não só não crescem, como até regridem em sua jornada com Deus, a medida que o tempo passa. Não lêem, não meditam, não treinam, não se aperfeçoam em nada. Estes podem ser considerados como

“Crente anão”. Este é todo aquele que não evolui e, como se não bastasse, se irrita com quem cresce; o “crente anão” está num estado mental e espiritual de estagnação, num verdadeiro “deixa andar”, totalmente displicente e ignorante. O “crente anão” é frio e totalmente despreocupado com as coisas sagradas; o “crente anão” acaba é quase sempre desmobilizador e criticista (só crítica e não ajuda).

Na verdade, até a mãe natureza nos ensina que a estagnação é prejudicial. Pois, a água parada estraga, o alimento parado apodrece, o carro parado enferruja…
Sim, parar é auto-destrutivo; na vida cristã a estagnação é fatal.

Somos chamados por Deus para crescermos na graça e no conhecimento. Quer dizer que devemos crescer de forma equilibrada e harmoniosa. Não só na graça, mas também no conhecimento e não apenas neste, mas também naquele.

O crescimento na vida cristã não é automático, é intencional e requer um esforço consciente e contínuo. Cada um precisa tomar a decisão de crescer e procurar realizar acções concretas para isso.

Como tem sido sua jornada cristã?
Que metas tens para Deus?
Que nível de importância têm assuntos de Deus no teu dia-a-dia?
Que acções concretas estás a realizar para o seu auto-aperfeiçoamento

Olha para a tua agenda e verfica: quantas sessões de estudo bíblico tens por semana? Quanto tempo dedicas à oração? Quantas pessoas pretendes ou estás as evangelizar neste mês? Em que medida o teu dinheiro e bens têm sido direcionados, de boa vontade, para a obra do Senhor?

Não seja o mesmo crente todos anos, aperfeiçoa seus dons, aumente o conhecimento da Palavra de Deus, melhora a tua relação com Deus… e cresça, segundo a santa vontade de Deus, na medida de Cristo.

Que Deus abençoe ricamente.

Post navigation

Deixe uma resposta