Não Resista ao Espírito Santo - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim vós sois como vossos pais”.

Os cuidados e atenção de Deus para com o seu povo sempre se fizeram presentes na história existencial humana, Deus não abandona os Seus filhos. Em todos momentos fala ao coração rebelde do ser humano.

Não obstante a omnipotência de Deus, Ele não criou robôs, mas sim, um ser dotado de liberdade de escolha. Deus quis que o homem não fosse pré-programado a amar o Criador obrigatoriamente, mas sim, que a possibilidade de amar e obedecer o Criador fosse um ato voluntário.

Portanto, o Espírito Santo, por mais que persista em criar em nós a sensibilidade e disposição para ouvir e atender a voz de Deus, ainda sim, deixa um espaço para a nossa voluntária decisão.

Por isso, a maior batalha entre o “bem” e o “mal” ocorre no coração do homem. De um lado, a voz do Espírito Santo instando ao homem para o caminho do bem, do outro lado, os desejos da carne, o mundo e o diabo insistem em puxá-lo para o sentido contrário.

Um coração obstinado constitui uma barreira intransponível à voz do Espírito Santo. Pois, não importa o número de pregações que já tenhamos acompanhado, nem a quantidade e grandeza dos sinais e prodígio que Deus tenha operado em nosso favor, mas sim, o quanto nosso coração tem sido sensível a voz de Deus e até que ponto tudo isso tem nos ajudado a buscar e obedecer a vontade de Deus.

Resistir a voz do Espírito Santo é tornar irrelevantes as coisas sagradas, é conhecer todos sinais da parte de Deus, mas ainda assim não fazer caso.

Resistir e aborrecer o Espírito Santo é ter a coragem de sair do culto, e sem hesitação, ir diretamente ao pecado, é ser um bom pregador sem viver o que prega, é insistir em entoar hinos de pureza sendo impuro, enfim, é parecer bom aos olhos dos homens mas estando cheio de maldade por dentro.

Os israelitas ouviram os oráculos de Deus por meio dos profetas, experimentaram os Seus cuidados, viram as grandiosas obras do Senhor, presenciaram os grandes livramentos, pecavam e eram perdoados, portanto, receberam de Deus tudo e mais alguma coisa. Todavia, desviaram-se dos propósitos de Jeová, resistindo a voz do Espírito Santo.

À semelhança daqueles, hoje é a ti e a mim que Deus tem falado sempre e de diversas formas, tendo derramado Seu Espírito Santo sobre ti e sobre mim, para nos convencer e purificar de todo o pecado e imundície. E a todo instante, assim como agora por meio deste teto, o Espírito Santo nos convida para a cruz de Cristo.

Qual tem sido a tua resposta?

Aquele pecado que bem conheces, vai abandonar hoje ou continuarás resistente à voz do Espírito Santo?

Hoje o convite de Deus é especial: “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.”

– Hebreus 3:7-8

Que Deus abençoe e restaure o teu coração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Amém.

Post navigation

Deixe uma resposta