CAPÍTULO III – O PODER VIVIFICADOR E RESTAURADOR DO ESPÍRITO SANTO.

“Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.” Ezequiel 37:4-6

Deus trino (o Pai, o Filho e o Espírito Santo), pelo amoroso acto de sua vontade não somente criou o mundo, mas o conserva continuamente, conduzindo toda história para um fim glorioso.

Todos males que a humanidade enfrenta: (1) de ordem natural (doenças, mortes, catástrofes); (2) de ordem social (escravatura, segregações raciais e outras, desigualdades, genocídios, etc); (3) de ordem psicológica (sentimento de culpa, vazio existencial, complexo de superioridade e inferioridade) e (4) de ordem moral (contínua inclinação do homem para o mal, a decadência dos valores, etc), são resultados da QUEDA – o pecado. E para concertar tudo, Deus está pessoalmente engajado em criar novas todas as coisas. Na sequência deste Seu plano Universal da Redenção, vem agindo, a seu tempo, na história rumo a este supremo propósito (ef. 1-10).

Seu poder inigualável e seu amor insonsável agem para a restauração de todas as coisas. Começando pela sua obra-prima: o homem (Ap 21-5, Ez 36:26-27).

O Espírito Santo é a pessoa divina por meio da qual Deus Pai infunde a vida na ciação, a conserva e a renova. Deus criou tudo por meio da Sua Palavra (O Verbo, o Cristo), mas o seu “Sopro” (Espírito Santo) dá movimento e vida à criação. (Jó Salmos 104-30, Ezequiel 37-10)

Outrossim, o Pai planejou a redenção, o Filho pagou o preço e tornou-a disponível e o E.S. faz com que tudo isto se torne realidade na vida de cada ser humano. Por isso, o arrependimento começa no homem por uma acção divina (Rm 2.4). Jesus disse: “quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça, e do juízo” (Jo 16.8). Após o arrependimento, o homem exerce a fé em Jesus e na obra da cruz. É o Espírito Santo quem faz com que isto se torne realidade. Por isso se diz que ao converter-se, o homem é nascido do Espírito (João 3:5-6), lavado para a regeneração pelo Espírito Santo (Tito 3.5). O que aponta para a actuação do Espírito na aplicação da redenção no homem.

Portanto, o mover do homem na direcção dos propósitos de Deus é resultado da actuação do Espírito Santo nele, o qual infunde o entusiasmo, o querer e o fazer a vontade de Deus. Todos que realizaram obras de Deus ao logo da história, o fizeram depois de uma acção e transformação perpetrada pelo E.S.
ex:
Saul: 1 Sam 10-6,
Davi: 1 am 16-13, Ezequiel : ez. 11-5,
Otoniel Jz 3-10,
Gideão: Jz 6-34,
Isaias: Is 61-1,
Miqueias: Mq3-8):
O E.S é DEUS, capaz de gerar vida. Foi Ele quem gerou JESUS em Maria e foi Ele que actuou na ressurreição de JESUS.

É incrivel a forma como o poder restaurador do E.S. é ilustrado na visão do profeta Ezequiel (Ez. 34:1-14). Onde Deus, por intermédio do ES, a partir de um conjunto de ossos secos, faz surgir um povo que se transforma em seu adorador (demostrando o agir de Deus na restauração de Israel).

Por isso, alí onde já não há esperança, onde todas as circunstências contrariam qualquer sonho de mudança, onde tudo encontra-se perdido, é justamente onde aparece Deus, o Espírito Santo, com o Seu insondável poder de criar, recriar e dar vida, agelindo contra todas expectativas:

“Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.” Ezequiel 37:12-14

Hoje as “PEDRAS” (Luc. 19-40), de forma inédita pelo poder do Espírito Santo, a partir dos confins da terra, clamam e anunciam a eterna glória, poder e magestade de Deus! Amém

Não deixe de acompanhar…

Cordialmente,

Follow us:                        
%d blogueiros gostam disto: