Agindo Deus, quem impedirá? - Tocoistas

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo - Os Tocoistas - Anciãos Conselheiros da Direcção Central

“Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?”

Isaías 43:13 (ARC)

Deus seja louvado na sua Plenitude!

É com alegria que partilhamos consigo este importantíssimo assunto, tanto mais agora que o mundo vem enfrentando a pandemia da Covid-19. E por esta altura muitas questões se têm levantado em torno do desfecho deste grande problema que a humanidade atravessa.
Sosseguemos, pois nada está a cima da vontade de Deus e nada o pode contrariar!

Apesar disso, as vezes vacilamos em nossa jornada, porque limitamos o poder de Deus em nossas mentes; não raras vezes a tristeza, o desespero, a dúvida, o medo e hesitação tomam conta de nós porque perdemos a verdadeira noção do infinito poder de Deus. As vezes no dia-a-dia, por mais que ouçamos falar da grandeza de Deus e do seu infinito poder, tem sido difícil transformar isso em verdadeira crença e aplicá-la no nosso viver.

Isso porque, depois do pecado e expulsão do Éden, o ser humano ficou limitado e perdeu o verdadeiro conhecimento de Deus; moldou sua mente mediante os padrões de um mundo decaído e antropocêntrico (onde o homem é o centro de tudo). Sua experiência limitada, visão reduzida, coração obscurecido e sua mente entorpecida, não lhe possibilitam conhecer bem a Deus, o Todo-Poderoso (Romanos 1:18-22).

Por isso Deus relevou-se aos israelitas, não com teorias nem contos, mas mediante sinais e prodígio. Os grandes milagres operados, desde o Egito até a possessão da terra prometida, não eram meros detalhes na caminhada do povo, mas sim, representavam a forma mais pedagógica do Deus dos deuses, o Senhor dos senhores, revelar Seu poder e glória ao Seu povo (Deuteronomio 8:2-18)!

Aquele que do nada criou tudo com o poder da sua Palavra, libertou seu povo das mãos de um faraó poderoso e de coração obstinado, providenciou a travessia do mar vermelho em terra seca, enviou o maná em tempo de fome, fez jorrar água em dias de sede, guiou seu povo com coluna de fogo de noite e com uma nuvem de dia, revelou seu poder e soberania sobre todas as coisas em todos os tempos. O que isso significa? Significa que nada fora de Deus pode impedi-lo de realizar as coisas. Tudo lhe obedece. Reinos, impérios, potestades e mais são para Deus como nada (Isaías 40:15-18). Esse é o Deus Abraão, Isaac e Jacó. É o Deus de Simão Gonçalves Toco, é o nosso Deus.

Operando Ele, quem impedirá?

É Ele que revestiu Sua Igreja de triunfo, diante do poderio e fúria do império romano, quando na medida que martirizavam seus filhos, sua Igreja crescia, sua mensagem era testemunhada de boca em boca, com poder e glória.

É o mesmo Deus que conduziu a jornada de Simão Gonçalves Toco, em meio a um contexto extremamente inóspito. Quando diante da fúria do colono e da hostilidade das autoridades religiosas da época, sem recurso materiais nem humanos, em meio a inúmeras tentativa de isolamento e atentados de morte, prisões sofridas, com intenção clara de extermínio da palavra de Deus! Em contrapartida, a santa semente era lançada com mais intensidade e o glorioso plano de Deus se cumpria.

Hoje, em nossa caminhada, precisamos ter isso patente. Não importa quem se levante contra a obra de Deus nem o quão difíceis se tornem as circunstâncias, Deus é Deus e não muda! Se Ele disse Ele fará e se prometeu, cumprirá!

Que o Espírito Santo nos ilumine sempre para vermos a ação do poder de Deus em tudo, mesmo quando a circunstância indicarem o contrário, acreditar no amanhã mesmo quando a noite é longa e a escuridão intensa, acreditar na vida mesmo quando a morte bater a nossa porta, a manter a inabalável esperança, mesmo quando ninguém mais acredita nas Suas promessas. Em fim, que possamos aprender a confiar plenamente Nele em todos os momentos da nossa jornada.

Que esta confiança no poder infinito e na soberania de Deus esteja bem presente em nossas vidas. E que enraizados em tal certeza, possamos com segurança apregoar a inabalável esperança e tornar conhecida aquela que é única solução para o problema existencial o humano: Jesus Cristo.

Porque Dele é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Deus abençoe ricamente.

Post navigation

Deixe uma resposta